Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mutt, Jeff & Cia

Mutt, Jeff & Cia

Fisionomias dos Bairros
Copacabana

"Praias inteiras que se alongam, que se espreguiçam...
(...) Automóveis se sucedem velozes. Alguns, de vagar, como que arrependidos de terem rodas, salientam o brilho irrepreensível de seus metais, de seu "chauffeur" e de seus sonhos.
(...) Na successão dos palacetes, em uma luxuosa cinematografia, Copacabana pouco revela da vida. Os hábitos são modernos e a existência é confortável. Ali, tudo se deita tarde e mais tarde ainda acorda. Costumes europeus. Almoço a uma hora e jantar às oito. Chá às cinco. Criados de casaca e "maitres d'hotel" de suíssas. Muitos "abat-jours" e um sem número de almofadas. Quadros de mestres nas paredes altas. Tapetes de preço. "Aubussons" espalhados. Banheiros colossais e cômodos, ladrilhados de branco, como para um banheiro de virgem. Salas que são salões, saletas que são salas. Muita claridade pelas janelas largas, muita luz jorrando dos lustres. O luxo ao lado da higiene. Os palacetes se assemelham, as fortunas se assemelham, os habitantes se assemelham.
(...) Ás oito horas, a scena varia, para ser exatamente a mesma do vizinho.
(...) No dia seguinte, a vida recomeça... As praias extensas, as areias limpas, como que preparadas para a elegante actividade de seus elegantes moradores. Os palacetes brancos. O mar impecável. E, se, por acaso, ao longe, muito ao longe, há de quando em quando a manchinha humilde e esfarrapada de um casebre agarrando-se em ruínas aos costados dos morros, se algum garoto passa e pede esmola, se há gente com cara de fome olhando para as ondas, - tudo se dissipa, a alegria renasce, o luxo retoma o seu bairro, apenas pelo grito autoritário de alguma buzina que previne aos mortais, que lá vem um automóvel de muitas lanternas, com grandes lanternas e com um imenso farol!..." Págs. 213-218.
COSTALLAT, Benjamim. Mutt, Jeff & Cia: chronicas. Rio de Janeiro : Leite Ribeiro, 1922.
Fonte: Fundação Biblioteca Nacional

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Madonna é convidada para tocar no Rio em 2012

Fonte: Folha de São Paulo
A cantora Madonna em sua Sticky & Sweet Tour, com a qual veio ao Brasil pela última vez

"Madonna foi convidada oficialmente pela Prefeitura do Rio de Janeiro para se apresentar na praia de Copacabana em 2012. Uma carta foi enviada ao empresário dela, Guy Oseary, no dia 18.
A informação é da coluna de Mônica Bergamo, publicada na Folha desta terça-feira (30). A íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.
A equipe da cantora sinalizou que tem interesse em voltar ao Brasil. Prefere agendar data para novembro ou dezembro, depois das eleições municipais."

domingo, 7 de agosto de 2011

Fotos no domingo


Amir

Com um menu que definitivamente honra a comida árabe, o Amir é o lugar para se comer falafel, quibe, esfihas, fatouche, kafka, homus, tabule e tudo mais que um patrício pode querer. Além da comida gostosa, o ambiente é ótimo, muita gente vai lá para petiscar e tomar um choppinho.


Copacabana:
Segunda à Domingo de 12h às 24h.
Rua Ronald de Carvalho, 55 C.
Praça do Lido.
Telefax: (21) 2275-5596.

Túnel Velho ganhará ciclovia

Fonte: O Globo
"Um caminho só para bicicletas

Em mais uma iniciativa para incentivar o uso de transporte não poluente, os bairros de Botafogo e Copacabana serão interligados por uma ciclofaixa que vai atravessar o Túnel Velho.
O projeto, da Secretaria municipal do Meio Ambiente, em fase de execução, vai contemplar a rota mais utilizada por ciclistas da Zona Sul. De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente, Altamirando Moraes, são feitas por dia, em média, duas mil viagens de bicicleta pelo túnel.
A ciclofaixa será implantada no lado esquerdo da Rua Figueiredo de Magalhães, do início da via até a altura do Hospital Copa D’Or. A partir desse ponto, a ciclofaixa passará para o lado direito, cruzando o sinal da Rua Siqueira Campos e seguindo no contrafluxo do trânsito até a entrada da galeria superior do Túnel Velho. Em Botafogo, a pista vai encontrar a ciclovia da Rua General Polidoro.
— Todos os traçados que elaboramos são feitos em função da demanda. Nosso objetivo é fazer com que as
pessoas se sintam estimuladas a usar bicicleta, de um modo mais seguro — diz o subsecretário.
No entanto, o trajeto definido pela Secretaria do Meio Ambiente não é uma unanimidade. Para a Sociedade
Amigos de Copacabana (SAC), a ciclofaixa deveria ser implantada na Rua Siqueira Campos, já que, para
a associação, o traçado pela Figueiredo de Magalhães poderá causar transtornos."



Pérolas 'art déco' do Lido


Fonte: O Globo

"Rigor geométrico, predominância de linhas verticais, uso intenso de ornamentação e de elementos metálicos. Essas características, marcas do movimento europeu art déco, são visíveis em vários prédios da cidade — que preserva o maior acervo do estilo no Brasil, com aproximadamente 300 construções. O Cristo Redentor, o cinema Roxy e a torre da Central do Brasil são alguns exemplos famosos de art déco em terras cariocas. Mas um trecho de Copacabana se destaca por concentrar pérolas do gênero: somente no entorno do Lido são 88 edifícios.
— O epicentro do movimento nessa região se chama Copacabana Palace. A chegada do hotel, na década de 20, irradiou uma ideia de glamour. O estilo foi associado a prestígio, cativando a classe alta. Assim, o art déco foi se disseminando por toda a área — explica Márcio Alves Roiter, presidente do Instituto Art Déco Brasil. 
O circuito “Pérolas do Lido” é uma das atrações mais aguardadas do XI Congresso Mundial de Art Déco, que acontece entre os dias 14 e 21 deste mês no Hotel Windsor Atlântica. Em um minitour, de uma hora e meia de duração, os congressistas vão caminhar por ruas do bairro para conhecer e estudar essas belezas arquitetônicas. Nas próximas páginas, o GLOBO-Zona Sul antecipa alguns destaques do roteiro.
O circuito “Pérolas do Lido” tem como ponto de partida o Edifício Riibeiro Moreira, na Rua Ronald de Carvalho 21. Erguido em 1928, o prédio se destaca pela originalidade da portaria. Entre suas características marcantes estão o hall alto, decorado com diferentes alturas de relevo e desenhos geométricos, que se repetem nos pisos e nas grades.
Um pouco mais adiante, no número 55 da mesma rua, o minitour faz uma parada no Edifício Petrônio, construído em 1934. O destaque também é a portaria do prédio, toda revestida em mármore com faixas coloridas contrastantes, que envolvem todo o espaço.
— Nesses dois exemplos, podemos perceber que, apesar do luxo das portarias, há um certo descaso com as fachadas. Estamos trabalhando para conscientizar os síndicos sobre isso. É importante que os prédios voltem a ter na parte externa o requinte que exibem no hall — diz Márcio Roiter."

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cineclube no Cine Jóia!

Fonte: JB

"CINECLUBE CINE JOIA - Exibição do reverenciado "Laranja Mecânica" (1971), do diretor Stanley Kubrick, com sorteio de brindes para os melhores caracterizados no estilo do filme, além de distribuição de doses de "moloko vellocet" e degustação do Chopp Da Serra. Na tela, a ficção científica que se passa num futuro desconhecido, em que Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele é usado numexperimento destinado a refrear os impulsos destrutivos, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca. Cine Joia, Av. Nossa Senhora de Copacabana, 680, subsolo, loja H, Copacabana (2236-5671). Cap.: 87 pessoas. Sáb., às 21h30 . Grátis com distribuição de senhas a partir das 21h e sujeito à lotação, 18 anos."

Notícias por aí...

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Orgulho em Copacabana

Aí vai o calendário das próximas marchas de Copacabana:

28 de agosto de 2011
II Caminhada da Visibilidade Lésbica - Copacabana/RJ

09 de outubro de 2011
16ª Parada LGBT do Rio de Janeiro - Copacabana



Não deixem de comparecer! Viva a diversidade!

Futebol Solidário - fotos

Roubei essas fotos do facebook do Marco Charret Brandt. São do jogo de sábado, na praia de Copacabana, para ajudar as vítimas da tragédia no Japão.